A Secretaria Municipal de Educação mudou novamente a alimentação oferecida aos alunos, para garantir melhor aproveitamento das refeições servidas nas escolas.
A merenda doce foi substituída por alimentos salgados, fortalecendo o cardápio de nutrientes. Segundo a nutricionista responsável pela dieta escolar, Anna Paula Amorim, a mudança aconteceu devido às inúmeras manifestações de alunos que só comem bem no período escolar.
O alto custo de vida, frente à baixa renda das massas trabalhadoras, tem dificultado bastante a alimentação saudável. Em muitos lares, a carne desapareceu do prato, assim como verduras, legumes e frutas.
E o arroz com feijão sustenta pouco o apetite de quem está em fase de crescimento, daí a necessidade do reforço na merenda. Segundo Anna Paula, o número de crianças que espontaneamente falam que só comem na escola tem crescido:
Como as principais refeições dos alunos e das crianças que ficam nas creches são oferecidas no período escolar, a merenda foi ampliada:
Além de matar a fome, as refeições servidas às crianças são variadas. Arroz, feijão e macarrão sempre ganham acompanhamentos importantes: carne diariamente, quatro ou cinco qualidades de verdura e legumes, além de frutas.
E quando as escolas fecham as portas durante o período de férias escolares ou recessos, como o da próxima semana, que é dedicado às crianças, muitos alunos se queixam, assim como suas famílias.
Fotos: Ronni Anderson/rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução (pixabay.com)