Os órgãos de segurança pública de Pará de Minas já definiram o esquema de segurança que vai funcionar amanhã, para garantir a segurança dos eleitores e coibir, principalmente, os crimes eleitorais.
A operação já foi iniciada e será intensificada neste domingo. De acordo com a Polícia Militar, em toda a área de cobertura da 19ª Cia Independente, cerca de 40 militares vão atuar em Pará de Minas, Papagaios, Maravilhas, Onça de Pitangui, Igaratinga, Pequi e São José da Varginha.
Falando ao Jornal da Manhã, o Tenente Salomão Silva informou que os trabalhos terão início às 4h da manhã, transcorrendo o dia todo, nos locais de votação.
A PM está preparada para coibir principalmente a boca de urna, que é o crime eleitoral mais praticado nas eleições:
A Polícia Civil também estará atuando durante as eleições. Haverá expediente na sede da Regional de Segurança Pública de Pará de Minas, das 7h às 19h e parte do efetivo também estará presente nos colégios eleitorais.
Já em Papagaios e São Gonçalo do Pará as delegacias da Polícia Civil também funcionarão amanhã. O delegado Éderson Gonçalves da Silva está monitorando os preparativos e tem boa expectativa de um pleito tranquilo:
As forças de segurança somente atuarão nas situações em que ocorrerem crimes eleitorais. Fatos administrativos relacionados à votação ou questões de ordem técnica envolvendo as urnas, devem ser informados aos mesários responsáveis ou ao chefe da seção.
O Governo de Minas não proibiu a venda e nem o consumo de bebida alcoólica, mas a recomendação da Polícia Militar é que as pessoas não bebam antes de votar.
Fotos: Ronni Anderson e Arquivo Jornalismo/Rádio Santa Cruz FM