Pessoas com dificuldade de locomoção continuam enfrentando problemas para se deslocar pelas ruas de Pará de Minas, sobretudo no centro da cidade. Calçadas estreitas, postes que aparecem pelo caminho e o desnível no solo estão entre as principais reclamações.
Mas ultimamente outro problema tem chamado atenção, sobretudo das pessoas cegas ou com baixa visão – são os obstáculos colocados nas calçadas. Entre os mais frequentes estão os sacos de lixo, além de caixas e outros recicláveis fora do horário previsto para a coleta.
O deficiente visual Luciano Fidelis enfrenta essa situação diariamente. Ele mora em Bom Jesus do Oeste, distrito de Conceição do Pará, mas vem a Pará de Minas com frequência e sempre se depara com sacos de lixo no caminho.
Luciano usa uma bengala no deslocamento mas, devido à situação do lixo colocado nas calçadas estreitas, esse acessório não tem ajudado. Ele pede às pessoas, sobretudo aos lojistas, que não coloquem o lixo na rua durante o horário comercial, já que o fluxo de pedestres é grande e o espaço muito reduzido para a circulação. Também reivindica das autoridades que reforcem a fiscalização neste sentido.