Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Aposentada do bairro Santos Dumont leva mais de R$30 mil de prejuízo em golpe

09/10/2024

A preocupação com o aumento dos golpes praticados contra idosos no Brasil levou o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania a lançar uma cartilha com orientações para as potenciais vítimas sobre como identificar e enfrentar a violência patrimonial e financeira.

Esse tipo de violência acontece quando uma pessoa ou instituição se apropria indevidamente do dinheiro ou dos bens de um idoso. São ações que podem causar danos e provocar situações humilhantes.

Na maioria dos casos, a prática ocorre sem a autorização do idoso. Foi o caso da aposentada Maria das Graças Pinto, moradora do bairro Santos Dumont, que levou um prejuízo superior a R$30 mil. 

Maria das Graças Pinto 

Dona Maria já tentou recuperar o dinheiro, inclusive buscou ajuda judicial, mas infelizmente não conseguiu sucesso na empreitada. Ela falou publicamente do assunto a fim de alertar as pessoas para que não caiam nesse tipo de golpe.

Segundo o Ministério dos Direitos Humanos, diferente do caso de Dona Maria, existem muitas situações em que o idoso dá permissão para a transação financeira. E isso acontece, geralmente, por meio de ameaças, violência psicológica ou desinformação. 

São mais de 15 tipos diferentes de golpes aplicados contra pessoas idosas, entre os clássicos como saidinha de banco, troca de cartão, falso sequestro, bilhete premiado e os empréstimos consignados não autorizados. A cartilha com todas as informações pode ser acessada no site do Ministério dos Direitos Humanos, dentro da plataforma gov.br.

Foto: Arquivo Jornalismo/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis