A empresa responsável pela limpeza urbana em Pará de Minas tem enfrentado diversos problemas relacionados à coleta de lixo na cidade. A informação foi dada pela coordenadora da Engesp, Denise Costa.
Com mão de obra insuficiente para fazer a coleta seletiva dos materiais recicláveis, a Engesp leva todo o lixo descartado pela população direto para o aterro sanitário, diminuindo a vida útil do espaço.
Pará de Minas é uma das poucas cidades que possui um aterro sanitário em funcionamento efetivo. Levando-se em consideração o fato de um aterro ter vida útil aproximadamente de oito anos, por aqui esse tempo será reduzido:
Denise Costa
E os transtornos não param aí. Boa parte da população tem ignorado o calendário da coleta de lixo, fazendo o bota fora em qualquer dia e horário. Como os sacos plásticos rasgam com facilidade, os animais costumam espalhar a sujeira pelas ruas.
No período das chuvas a situação fica mais complicada, porque o aguaceiro também costuma arrastar os sacos de lixo, que acabam rasgando. Denise faz um apelo à população, já que a solução do problema depende do envolvimento de todos:
Denise Costa
Cada bairro é atendido em média três vezes da semana, em dias alternados. A programação da coleta de lixo pode ser obtida diretamente na Engesp, pelo telefone (37) 3236-0978.