Celebrado hoje, o Dia Mundial da Alimentação reforça a importância do tema na vida das pessoas. A data foi criada para recordar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), tendo como principal objetivo levar os governos e as sociedades a refletirem sobre a situação da alimentação no mundo.
O tema da comemoração deste ano é “Direito aos Alimentos para uma vida e um futuro melhores”. A campanha busca estratégias que atinjam a segurança alimentar de todos, garantindo que as pessoas tenham acesso regular aos alimentos de qualidade e em quantidade suficiente para suprir suas necessidades.
No Brasil, a alimentação de qualidade é um direito assegurado por lei. No entanto, mais de 70 milhões de pessoas sofrem com a insegurança alimentar. Já no mundo, mais de 3 bilhões de pessoas estão na mesma situação.
A nutricionista Jaqueline Duarte lamenta esta realidade e estende o assunto dizendo que boa parte das pessoas também não come corretamente, principalmente pela falta de tempo.
Aproveitando o dia de hoje, ela reforça a necessidade de se garantir alimentos de qualidade e uma boa alimentação na prevenção de diversas doenças.
Jaqueline Duarte
A nutricionista dá dicas para uma alimentação mais saudável, propondo estratégias básicas de mudança de hábitos em todas as refeições.
Jaqueline Duarte
Outras recomendações importantes nesse Dia Mundial da Alimentação são a diminuição do consumo de fast foods e industrializados, que são pobres em vitaminas, evitar o desperdício de alimentos e procurar consumir alimentos produzidos sem agrotóxicos e fertilizantes.