A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o resultado de um exame para identificar se Pará de Minas entrou na lista dos municípios que têm registrado casos de coqueluche neste ano.
Havia três suspeitas, mas duas já foram descartadas, segundo informações da responsável pela pasta, Ana Clara Meytre. A secretária admite que a situação no país e, principalmente, em Minas, é delicada, porque a saúde pública está bastante atenta.
O laboratório responsável pelo exame colhido em Pará de Minas ainda não determinou a data de entrega do laudo:
Ana Clara Meytre
Ana Clara confirma a preocupação das autoridades diante do crescimento do número de casos:
Ana Clara Meytre
Minas Gerais já registrou duas mortes por coqueluche neste ano, sendo que uma delas aconteceu em Belo Horizonte, vitimando um bebê de apenas um mês de idade. E em menos de um mês, o número de casos confirmados subiu quase 30% no Estado, sendo que 264 pessoas contraíram a bactéria. Este número já é 18 vezes maior que o registrado em 2023 e pode crescer, tendo em vista os 778 casos classificados como suspeitos e que estão em investigação.
Especialistas em doenças infecciosas consideram a situação muito grave, uma vez que se trata de uma enfermidade que pode ser evitada. Em várias regiões, a cobertura vacinal contra a coqueluche está abaixo do ideal, apesar da vacina estar disponível nas unidades de saúde.
Fotos: Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas