Os golpes financeiros continuam fazendo muitas vítimas e os números assustam. Pesquisa feita pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais confirma que, pelo menos 87,7% dos mineiros afirmam já ter sofrido alguma tentativa.
Entre os mais comuns estão as falsas centrais de atendimento dos bancos e o golpe da confirmação de compra chama atenção. Ele também é chamado de “Golpe do 0800” ou “golpe do falso funcionário”, onde os estelionatários pedem que o cliente confirme a compra de uma determinada loja, por mensagem de texto ou ligação.
A vítima suspeita da compra que, geralmente, é de alto valor, e aí é redirecionada ao suposto atendente bancário, que resolverá o problema. Acontece que, ao ligar para a falsa central, ela ouve do criminoso que a transação está em análise e por isso não consta na fatura do cliente. Durante a conversa, a vítima é induzida a fornecer informações confidenciais, como senhas e números de cartões, ou até mesmo realizar transações financeiras para se livrar da fraude.
Só nestas últimas duas semanas, sete pessoas já caíram neste golpe em Pará de Minas. Todos os casos chegados ao Jornal da Manhã aconteceram da mesma forma que será narrada por esta vítima que não quer ser identificada. O trabalhador perdeu R$5 mil e também viu seus colegas tomarem prejuízos altos. Revoltado, concordou em gravar este depoimento para servir de alerta à comunidade:
Trabalhador
Os golpistas tentam impressionar a vítima para ela agir por impulso. Por isso, a melhor atitude nessas horas é manter a calma e não seguir as instruções sem verificar a origem verdadeira do contato. É preciso desconfiar das ligações ou de mensagens que aparentam ser de instituições financeiras. Atenção aos outros tipos de golpe, para não perder dinheiro, também é indispensável:
Trabalhador
A Polícia Militar lançou ontem a campanha “Se deu dúvida, é golpe!”. É uma iniciativa que visa a prevenção de possíveis golpes financeiros online, principalmente com a proximidade da Black Friday e do Natal.
Serão divulgadas nas redes sociais e na grande mídia, dicas de segurança, de forma sistemática e bem-humorada, para evitar que as pessoas, principalmente os idosos, sejam alvos de armadilhas cibernéticas.
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