O município de Pará de Minas acaba de ganhar um Posto de Atendimento Pré-Processual, ligado ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca. Ele será conhecido pela sigla de PAPRE.
A inauguração aconteceu nas dependências da Faculdade de Pará de Minas (Fapam), que é parceira do projeto. Além do espaço para os atendimentos ao público, ela vai oferecer o trabalho dos professores e alunos do curso de Direito, para atuarem como conciliadores.
Dentre outras autoridades, o evento contou com a participação do terceiro vice-presidente do TJMG, Desembargador Rogério Medeiros, do Diretor do Foro da Comarca de Pará de Minas, juiz Antônio Fortes de Pádua Neto, e da Coordenadora do CEJUSC da Comarca local, juíza Silmara Silva Barcelos.
O ponto alto da solenidade foi a assinatura do Termo de Cooperação, junto aos representantes da Fapam, e das prefeituras de Pará de Minas, São Gonçalo do Pará, Igaratinga e São José da Varginha, municípios que serão atendidos pelo PAPRE.
Falando ao Jornal da Manhã, o Desembargador Rogério Medeiros destacou a importância da iniciativa, que deverá fortalecer a política de práticas autocompositivas.
Rogério Medeiros
O diretor do Fórum de Pará de Minas, Juiz Antônio Fortes de Pádua Neto, também se mostrou satisfeito com a parceria firmada com a Fapam:
Juiz Antônio Fortes de Pádua Neto
Já a coordenadora do CEJUSC, Juíza Silmara Silva Barcelos, chamou atenção para os acordos que serão possíveis a partir do PAPRE, favorecendo um sentimento de paz social.
Juíza Silmara Silva Barcelos
A data de início dos trabalhos não foi informada. O procedimento vai depender das articulações entre o CEJUSC e a Fapam, assim como da procura da população pelos serviços que serão oferecidos.