Os golpes financeiros continuam repercutindo na cidade. Recentemente, o Jornal da Manhã noticiou que, nas últimas semanas, sete pessoas foram vítimas de ações dos estelionatários.
E a cada dia os infratores estão mais engenhosos, se valendo de muitas formas para enganar o cidadão, seja por meio de ligação, SMS, Whatsapp ou e-mail. O número de denúncias aumento tanto que o Procon voltou a fazer um alerta à comunidade.
O coordenador do órgão, Bruno Souza, recomenda muita cautela às pessoas, afirmando que, na maioria dos casos, não há possibilidade das vítimas reaverem os valores roubados pelos criminosos.
Bruno Souza
Seja por meio de roubo de informação, desatenção da vítima ou engenharia social, especialistas afirmam que a atenção aos detalhes e à desconfiança são as melhores ferramentas para se evitar os golpes. O advogado Bruno Souza traz algumas dicas que podem ajudar a identificar golpes financeiros aplicados pelos meios digitais.
Bruno Souza
De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança pública, a cada hora no Brasil são feitas mais de quatro mil tentativas de golpes financeiros. Os idosos são as maiores vítimas desse tipo de crime.