Com a chegada das chuvas, os produtores rurais e proprietários de hortifrutis estão mais tranquilos com a produção nesse último trimestre de 2024. Com a seca prolongada, a preocupação com as plantações e a alta nos preços veio com a perspectiva de uma oferta reduzida de diversos produtos.
A expectativa é de que, com o período chuvoso, frutas e verduras cheguem com mais qualidade e menor preço na mesa dos consumidores. No entanto, o volume das precipitações que podem atingir a região tem acendido o sinal de alerta.
O proprietário do Pará Hortifrutti, Marcelo Gomes da Silva, ressalta que a chuva traz muitos benefícios e as mercadorias ficam mais abundantes. Mas em excesso, a colheita fica prejudicada, principalmente nos casos do tomate e das hortaliças em geral.
Marcelo Gomes da Silva
Com a chegada das chuvas, as frutas, especialmente a laranja e o limão já começaram a apresentar queda, depois de uma sequencia de alta nos preços devido ao calor. Melancia e banana também diminuíram de preço. Já o quiabo teve um aumento significativo na última semana, como explica Marcelo.
Marcelo Gomes da Silva
Pesquisas apontam tendência positiva, com chuvas suficientes para garantir boa produção. No entanto, isso pode mudar. A boa produção também depende se as chuvas serão distribuídas em todas as áreas de produção e ao longo do período, o que não vem ocorrendo nas últimas semanas.