A Associação dos Diabéticos de Pará de Minas esteve presente na primeira edição do Fórum de Nefropatia, realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. Representada pela sua presidente, Lídia Guaraciaba Ferreira, a Assodipam agora planeja implementar todo o conhecimento adquirido no atendimento aos pacientes da instituição.
O fórum foi realizado nos dias 17 e 18 de outubro e foi promovido pela coalização “Vozes do Advocacy”, que é voltada para as causas do Diabetes e da Obesidade. O convite foi feito diretamente pela instituição para a participação da entidade paraminense.
O evento abordou os avanços e desafios no tratamento das doenças renais, especialmente as ligadas ao Diabetes. Também houve discussões sobre políticas públicas, além de palestras e debates que promoveram muito aprendizado para o combate à nefropatia diabética.
De acordo com Lídia, o fórum foi muito importante para adquirir mais conhecimento que podem auxiliar no tratamento e prevenção das doenças em pacientes diabéticos de Pará de Minas
Lídia Guaraciaba Ferreira
Ainda segundo Lídia, um dos assuntos abordados foi a importância dos exames preventivos para um tratamento mais eficiente.
Lídia Guaraciaba Ferreira
Diabetes é segunda causa de doença renal crônica no Brasil. Segundo dados do censo da Sociedade Brasileira de Nefrologia de 2023, 32% dos casos de pacientes com doenças renais crônicas em diálise são diabéticos.