Com o crescimento do comércio digital, muitos lojistas têm desistido de manter seus pontos físicos. É possível perceber esta situação ao observar o aumento do número de pontos fechados na principal área comercial de Pará de Minas.
Estamos falando da rua Benedito Valadares e das ruas próximos, onde por muitos anos a procura pelos imóveis comerciais foi tão grande que havia disputa pelos pontos comerciais, situação que elevou bastante o preço do aluguel.
Agora, com a migração dos consumidores para o ambiente virtual, nem todos os empresários conseguem faturamento suficiente para bancar o aluguel caro, além de todos os outros custos e encargos para se manter uma loja física em funcionamento.
Quem acompanha isso de perto é o corretor de imóveis, João Vitor Martins França, sócio proprietário da Safran Imobiliária. Ele confirma este cenário que tem resultado em imóveis fechados por muito mais tempo que o esperado.
João Vitor
Segundo João Vitor, alguns aluguéis de imóveis comerciais na Benedito Valadares podem chegar a R$30mil, limitando o acesso a estes espaços apenas aos negócios com alto faturamento. O desaparecimento dos consumidores, aliado ao preço alto do aluguel e condições de acessibilidade, também têm contribuído para uma descentralização do comercio em Pará de Minas.
Nos últimos anos é possível perceber que muitos empresários têm optado por imóveis um pouco mais afastados, ou mesmo pelos centros comerciais dos bairros. O corretor percebe que diante deste cenário, a tendência é que haja, nos próximos anos, uma pressão pela queda dos preços cobrados pelo metro quadrado na região central de Pará de Minas.
Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM