Marcado pelo combate e prevenção do câncer de mama em humanos, a campanha “Outubro Rosa” também deve se estender para os animais domésticos. Fêmeas de cães e gatos podem desenvolver a doença e os tutores devem ficar atentos.
É preciso realizar periodicamente a palpação da cadeia mamária dos bichinhos e, notando nódulos ou secreções, procurar imediatamente um médico veterinário. O diagnóstico precoce é muito importante para o sucesso do tratamento.
De acordo com o veterinário Idael Santa Rosa, é necessário cuidado redobrado com animais que tem cios persistentes e em intervalos irregulares, além de animais que desenvolvem pseudociese, conhecida como gravidez psicológica, já que eles têm alta probabilidade de desenvolver câncer de mama.
Idael Santa Rosa
Ainda segundo Idael, a castração é a principal ferramenta para redução das chances de desenvolvimento de câncer de mama nas fêmeas.
Idael Santa Rosa
Ao notar algum nódulo no pet, procure um veterinário que vai avaliar e fazer a remoção cirúrgica desses tumores. A recomendação é de que seja feita a retirada de toda a cadeia mamária do lado onde o câncer foi localizado e, em alguns casos, é aconselhada a retirada das duas cadeias. A castração também é fundamental para evitar o aparecimento de novos tumores.