O fortalecimento das campanhas voltadas para a conscientização de mulheres e pessoas mais vulneráveis em relação à importância da denúncia para se combater a violência doméstica, tem surtido efeito.
O aumento nas estatísticas entristece, já que reflete o índice de violência enfrentada pelas famílias, sobretudo pelas mulheres. Mas por outro lado, aponta para a coragem das vitimas que têm se esforçado em sair deste contexto de violência.
Um caso aconteceu em Pará de Minas há poucos dias. Uma mulher era mantida em cárcere privado, sofrendo agressões físicas do companheiro. E foi graças à denuncia dos familiares da vítima e a atuação imediata da Polícia Civil que o autor foi preso em flagrante e encaminhado para a penitenciária Pio Canedo.
De acordo com o delegado, Éderson Gonçalves da Silva, responsável pela Regional de Segurança Pública de Pará de Minas, os familiares entenderam o pedido de socorro da vítima e agiram corretamente ao buscar ajuda policial com rapidez.
Doutor Éderson confirma que os casos de violência doméstica em Pará de Minas também vêm registrando alta, e reforça a importância do registro das denuncias.
Além de procurar a Delegacia de Polícia ou um posto da Polícia Militar, existem outras formas de denunciar situações de violência doméstica, ligando para o 190 da PM, ou pelo 180. As ligações são gratuitas e o anonimato é garantido.