Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Emoção e saudade marcaram o Dia de Finados nos cemitérios de Pará de Minas

04/11/2024

O feriado de Finados levou milhares de pessoas aos cemitérios de Pará de Minas. A coincidência do feriado com o sábado facilitou o acesso das pessoas que aproveitaram o dia para fazer suas orações, manifestar seu carinho e saudade dos entes queridos e participar de celebrações religiosas. A movimentação no Cemitério Santo Antônio começou bem cedo. Já às seis horas da manhã, com a abertura dos portões, os primeiros visitantes começaram a aparecer levando flores e acendendo velas diante dos túmulos dos parentes e amigos.

Houve aqueles que não conseguiram providenciar a limpeza dos túmulos com antecedência e aproveitaram as primeiras horas do dia para fazer uma rápida faxina no local. No Cemitério Parque da Serra os portões foram abertos às 7h, mas como já era de se esperar, a movimentação foi pequena, já que poucas pessoas foram sepultadas no local recém-inaugurado. 

A maior parte dos visitantes era coposta por pessoas curiosas em conhecer o espaço que traz uma configuração diferente do cemitério antigo, substituindo os antigos túmulos com cruzes e esculturas, pelas placas mais discretas e o gramado. No Santo Antônio, a beleza das flores e as homenagens aos falecidos foram completadas com as celebrações de Missas preparadas pela equipe de liturgia da Paróquia Nossa Senhora da Piedade. 

Sob as tendas, montadas pela Prefeitura de Pará de Minas, centenas de pessoas acompanharam a Eucaristia que foi celebrada em três horários, uma às 7, outra às 10 e uma terceira às 16h. O Padre Hedvan Richardson Souza Lucas, vigário da Forania Nossa Senhora da Piedade presidiu a Missa das 10h da manhã e avaliou positivamente a organização do Cemitério, a liturgia e a participação dos fieis:

Durante a homilia, Padre Hedvan chamou atenção dos fieis sobre a importância de se visitar o Cemitério, ação que é incentivada pela Igreja: 

Outro ponto abordado pelo sacerdote foi quanto à dor da saudade: 
A equipe do Velório Municipal também registrou movimentação intensa, tano no escritório quanto dentro do cemitério, já que os funcionários atuaram ajudando os visitantes a localizar os túmulos dos familiares e amigos. 

E quem passou pelo cemitério Santo Antônio durante o feriado também pode aproveitar dos serviços oferecidos pelas empresas de assistência funerária. Várias tendas foram armadas para realização de aferição de pressão arterial e glicose, distribuição e água e alimentos. 

Do lado de fora as floriculturas, que montaram suas tendas para vendas dos mais variados ornamentos e flores, garantiram boas vendas. Os arranjos de flores artificiais foram os mais procurados, devido à sua durabilidade sobre os túmulos. 

Como já é tradicional em Pará de Minas, a Cuidar Assistência esteve presente também ajudando as pessoas a prestarem uma homenagem especial os falecidos. De acordo com Janaina Medina, sócia proprietária da Cuidar,  dessa vez a ideia foi oferecer uma vela artificial para pra ser levada pra casa:

Com base na distribuição das velas da Cuidar, o número de visitantes ao longo do sábado no Cemitério Santo Antônio ultrapassou a marca das 10 mil pessoas. O número pode ser até quatro vezes maior, já que as velas foram distribuídas por família e não por indivíduo. 
A movimentação no cemitério seguiu até às 19h quando os portões foram fechados e o transito no entrono foi reestabelecido. 

Fotos: Eduardo Franco/Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis