O feriado nacional do último sábado, marcando o Dia de Finados, não será o único deste mês de novembro. No próximo dia 15, que vai cair numa sexta-feira, o país vai parar novamente na celebração da Proclamação da República.
E cinco dias depois, em 20 de novembro, acontecerá o terceiro feriado do mês, lembrando o Dia da Consciência Negra. É a primeira vez que o 20 de novembro ganha status de feriado no Brasil.
Empresários já manifestam preocupação, diante do fato de terem mais um dia com as portas fechadas. Já os trabalhadores comemoram o novo feriado, sobretudo neste semestre em que a maioria deles vem acontecendo aos fins de semana.
Em Pará de Minas a chegada deste terceiro feriado de novembro reascende a esperança da recriação do aniversário da cidade, em 20 de setembro.
É que muitas pessoas acreditam que a ausência de feriado no aniversário acontece pelo fato de já existirem dois feriados naquele mês, no dia 7, da Proclamação da Independência, e no dia 15, dia de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da cidade.
Mas não é assim que as coisas funcionam. Segundo o procurador jurídico do município, Hernando Fernandes da Silva, feriados nacionais devem ser obedecidos por todos os municípios. As regras para a instituição de um feriado municipal são diferentes.
Já em relação ao novo feriado, da Consciência Negra, o procurador destacou sua importância e a valorização da cultura afro-brasileira.
Neste ano, o feriado da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, vai cair numa quarta-feira.