Com a maior conscientização da população sobre a importância de se denunciar situações de violência doméstica, órgãos dedicados ao acompanhamento das vítimas têm reforçado suas ações.
É o caso do CREAS, que é o Centro de Referência Especializado em Assistência Social. Situado no bairro Providência, o órgão conta com 8 profissionais capacitados para realização de dois serviços, o de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos, e também o serviço de Medidas Socioeducativas, destinado a menores infratores.
No caso das vítimas de violência doméstica, destaque para as mulheres. Segundo o coordenador do CREAS, Marcos Antônio Figueiredo dos Santos, toda a estrutura está preparada para oferecer o amparo necessário para aquelas que buscam sair de uma situação de violência.
Perguntado se o CREAS também recebe denúncias, Marcos disse que é comum que isso aconteça, mas que é importante acionar os órgãos competentes para cada situação.
O coordenador percebe que o trabalho junto ás vítimas de violência é cada vez mais importante, dadas as transformações sociais e o desafios que surgem em cada um dos casos.
O CREAS de Pará de Minas tem uma movimentação intensa. Para se ter uma ideia, só em setembro foram quase 280 atendimentos realizados na unidade, além dos 52 adolescentes que frequentam o espaço cumprindo medidas socioeducativas.