Professores consideraram a segunda prova do Enem sem surpresas, já grande parte dos alunos avaliou que a maior dificuldade foi mesmo a interpretação do que estava sendo pedido nas questões.
O dia ontem foi de testes com questões de matemática, física, biologia e química. A prova de matemática, por exemplo, exigiu dos candidatos um domínio pleno dos conteúdos, com questões focadas em tópicos tradicionais do Enem.
Já a prova de física trouxe assuntos em voga, sempre discutidos nos cursinhos. Quem estava bem preparado, teve desempenho elevado.
Já se sabe que, pelo menos, uma questão de ontem será anulada. Foi a de física sobre eficiência energética de uma cafeteira elétrica. Outra questão terá sua validade analisada na prova de biologia e tratou do metabolismo energético de microorganismos de uma cultura bacteriana.
Como o modelo de correção do Enem consegue redistribuir a nota de questões anuladas entre aquelas que avaliam os mesmos elementos da pergunta invalidada, os candidatos não serão prejudicados pelo ponto de vista da pontuação.
No entanto, especialistas avaliam que o prejuízo pode ocorrer pelo desconforto do aluno tentar resolver a questão e ficar impossibilitado de solucionar outras perguntas. O Inep, responsável pelo exame, ainda não se pronunciou oficialmente sobre a anulação das questões.
Foto Ilustrativa: Reprodução pixabay.com