Já começaram os preparativos para a 19ª edição do projeto Troque o Lixo pelo Verde. Trata-se de uma iniciativa da professora Maria José Perpétua da Silva Almeida, a Maju, que há quase duas décadas vem contando com a ajuda de vários parceiros para promover a ação ambiental que retira garrafas pet de circulação, trocando o material reciclável por mudas de árvores.
O projeto começou como uma atividade escolar, quando Maju lecionava na Escola Estadual Fernando Otávio. E com o passar do tempo cresceu, contando agora com a ajuda de várias empresas parceiras e recebendo apoio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.
Animada com os preparativos, Maju relembra um pouco desta trajetória e destaca a importância desta ação socioambiental.
A edição deste ano vai acontecer na sede da Secretaria de Meio Ambiente. Maju explica como as pessoas poderão participar.
Parceira do Troque o Lixo pelo Verde, a empresária Bárbara Santos, da Floricultura Amor Perfeito, aderiu à iniciativa desde a segunda edição.
O secretário de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, José Hermano Franco fala da parceria com o projeto e a importância da criação de iniciativas voltadas para a preservação do meio ambiente no município.
Todo o material recolhido durante o projeto é vendido e o recurso levantado, doado a instituições de caridade. Em 2023 a Cidade Ozanan foi a beneficiada, mas para esta nova edição o recurso ainda não tem destino definido.
O projeto Troque o Lixo pelo Verde acontecerá no próximo dia 23 de novembro, de 8h ao meio dia, na sede da Secretaria de Meio Ambiente, que fica na rua Waldemar de Oliveira, nº 606, bairro Santos Dumont.
Fotos: Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas