Órgãos de saúde pública, clínicas particulares, profissionais da área e também de outros segmentos têm se dedicado às ações de conscientização sobre a prevenção contra o câncer de próstata.
É a campanha Novembro Azul, movimentando toda a sociedade e jogando luz sobre este tema, na tentativa de conscientizar a população sobre a importância da realização dos exames para um diagnóstico precoce e também de ações preventivas.
O mês também é dedicado à saúde do homem como um todo, na tentativa de fazer com que o público masculino dê mais atenção aos cuidados com o corpo, buscando ajuda médica com mais frequência.
E este alerta tem sido dado por profissionais das mais diversas áreas, inclusive do trânsito. O instrutor e proprietário da Auto Escola Nacional, Marcos Vinícius de Oliveira, lembra que muitos acidentes acontecem no trânsito devido a problemas de saúde até então desconhecidos pelas vítimas.
Daí a importância de se unir o trabalho da conscientização de saúde e de trânsito.
Marcos Vinícius também alerta para o excesso de trabalho, inclusive diante do volante, situação que pode comprometer a saúde física e mental.
A orientação é que os homens deixem de lado o preconceito e a autossuficiência, buscando com mais frequência, a ajuda dos profissionais de saúde. O primeiro passo pode ser uma visita à unidade de saúde mais próxima de casa, para solicitação de um check-up.
E ainda falando do assunto, uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva mostrou que mais de 60% do público masculino só busca atendimento médico quando apresenta algum incômodo ou problema grave de saúde. E apenas 23% informaram que realizam consultas periódicas e preventivas.
Fotos: Arquivo Jornalismo/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução gov.br (Ministério da Saúde)