Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Relaxamento das atividades físicas acelera o comprometimento da saúde

16/11/2024

Seis em cada dez adultos brasileiros não praticam atividades físicas no tempo livre dentro dos níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  Essa informação, segundo dados do Ministério da Saúde, através do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel), preocupa muito pois o sedentarismo está ligado a uma série de complicações, como o desenvolvimento de doenças e prejuízos para a saúde pública.

No Brasil, em 2023, só 40,6% das pessoas com 18 anos ou mais, na média das 27 capitais brasileiras e do Distrito Federal, realizavam atividade física. O número é referente a exercícios no tempo livre, excluindo o deslocamento para trabalho ou escola e atividades ocupacionais. Essa situação pode ter influência socioeconômica e ocupacional, já que muitas pessoas ficam sem “energia” após a jornada de trabalho, além da falta de espaços públicos para a prática de atividades físicas

O desenvolvimento do sedentarismo pode prejudicar a saúde humana em vários aspectos, aumentando os casos de doenças crônicas não transmissíveis, distúrbios neurológicos como depressão, perda de massa muscular e outros malefícios. Em conversa com o Jornal da Manhã, a árbitra de futebol, Francielly Fernanda Lima de Castro, lamentou os números e defendeu a importância das pessoas manterem uma vida ativa, independente da idade. 
A OMS recomenda a realização, por semana, de pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos em intensidade vigorosa. O ideal é que isso esteja associado a duas sessões semanais de musculação.

Mas sair do sedentarismo não é tão fácil, mesmo porque o corpo se acostuma rápido a não gastar energia. Ao se manter sedentário, a disposição fica menor, o metabolismo fica mais baixo, há maior irritabilidade e esse estado pode ser precursor de diversas doenças.

É importante começar aos poucos, com pequenas mudanças de rotina, incluindo a atividade física como hábito obrigatório, assim como são escovar o dente, tomar banho e se alimentar, sendo importante a constância. É importante também escolher uma atividade física agradável. 

Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução nilachalpadmashanti (pixabay.com)



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis