Com o objetivo de conhecer as histórias e auxiliar as pessoas em situação de rua, estudantes do 7º período de Psicologia da Faculdade de Pará de Minas (Fapam) estão realizando diversas atividades no Centro POP, através do projeto “Vidas por trás das ruas”.
As ações são desenvolvidas dentro da disciplina Projeto Integrador, com várias abordagens, incluindo a saúde mental.
O objetivo do trabalho é dar visibilidade às pessoas em situação de rua, além de sensibilizar a sociedade para a humanização dessas vidas que, muitas vezes, são invisíveis.
Em grande parte das situações, a sociedade enxerga esse público apenas como um número ou um problema a ser resolvido. Mas é preciso lembrar que cada um deles tem sonhos, esperanças e, principalmente, o desejo de ser reconhecido como ser humano.
E a partir do momento em que relatam suas histórias aos estudantes da Fapam, os assistidos criam vínculos com eles. A estudante Beatriz Teixeira Carvalho faz parte do grupo de pesquisa e falou ao Jornal da Manhã sobre as dificuldades que a sociedade tem no acolhimento dessas pessoas.
Segundo Beatriz, muitas vezes a escuta ativa e o acolhimento bastam para que as pessoas em vulnerabilidade social passem a se sentir como membros da sociedade. E esse sentimento reforça a importância do Centro Pop e outras ações:
A estudante também ressaltou que o projeto tem sido de muito aprendizado para a formação do grupo de Psicologia:
As ações do grupo podem ser acompanhadas através do instagram @vidasportrasdasruas.pm. A cada período da faculdade, os estudantes realizam atividades em uma instituição da cidade. O Projeto Integrador proporciona aos alunos uma visão ampla da sociedade e dos serviços prestados no município.