Assumir financiamentos sem dar atenção a detalhes importantes, como taxas de juros e condições de pagamento. Esse tem sido um dos maiores problemas que agravam o endividamento das famílias.
O Procon tem acompanhado de perto a situação em Pará de Minas e confirma o crescimento do número de consumidores por aqui também nessa situação. É que quando o problema fica mais grave, quase sempre ele deságua no órgão, onde os endividados pedem ajuda dos advogados.
Acompanhando essa movimentação crescente o coordenador do Procon, Bruno Soares de Souza, adverte os consumidores para avaliarem com muita cautela todo contrato.
Em se tratando de financiamentos, então, todas as cláusulas devem ser analisadas, principalmente às que são relacionadas à inclusão de seguros e outros produtos que possam caracterizar venda casada:
Segundo o advogado, o alto valor dos juros cobrados em um contrato, por si só, não configura a prática de juros abusivos. Mas existe fórmula para que esta situação seja verificada:
Em caso de dúvidas sobre o contrato, o Procon está sempre disponível para analisar as cláusulas, mas quem preferir pode recorrer a um advogado de confiança, solicitando uma revisão delas:
Em Pará de Minas o Procon funciona na rua Sacramento, nº 317, no centro da cidade. O telefone de contato é o 37/ 3233 5690.