Apesar de Pará de Minas liderar o ranking de redução de mortes no trânsito entre os municípios com até 200 mil habitantes, o número de acidentes na cidade tem assustado a população. Entre janeiro e outubro deste ano, foram registrados 1.338 casos e 27 óbitos no trânsito no município.
Uma das principais causas dessas fatalidades é a desatenção: quase 50% de todos os acidentes registrados em Minas Gerais tiveram como motivo a falta de atenção do condutor. Essa realidade se estende a Pará de Minas, que conta com 640 registros por essa razão.
Segundo Omar Junior de Assis, o Sargento Assis, o uso do celular tem sido causa importante para a distração dos motoristas no trânsito.
Sargento Assis
Outro fator que tem contribuído para o aumento nos índices de acidentes é o abuso de velocidade. A Polícia Militar atua de forma a conscientizar e inibir esse tipo de comportamento que pode causar graves acidentes.
Sargento Assis
O local com o maior número de acidentes na cidade é a avenida Presidente Vargas, com 139 registros só neste ano. Em seguida aparecem o trecho da BR-262 e a avenida Professor Melo Cançado. Já o mês com maior incidência de sinistros foi maio, com 164 casos.