Há poucos dias o Jornal da Manhã divulgou uma reportagem sobre os financiamentos e parcelamentos de dívidas em que os consumidores se sentem lesados, seja pelo valor dos juros cobrados pelas instituições financeiras, ou por outras questões firmadas em contrato.
Na oportunidade o advogado Bruno Soares, que é o responsável pelo Procon de Pará de Minas, falou sobre a questão dos juros abusivos, explicando que nem sempre o fato do índice ser muito alto configura situação de abuso, ou seja, de ilegalidade.
Desde então muitos ouvintes demonstraram interesse em saber como deve ser feito o cálculo para detectar a cobrança de juros abusivos. Nós voltamos a conversar com o advogado sobre o assunto e ele explicou a fórmula:
Bruno Soares
Bruno reconhece que este não é um calculo simples de ser feito e por isso orienta que os consumidores busquem ajuda profissional. E orienta que os juros abusivos não devem ser a única preocupação na hora de se avaliar um financiamento.
Bruno Soares
O advogado também confirmou que o número de reclamações no Procon sobre cobranças indevidas de juros e outras taxas, é crescente. Os casos mais frequentes se referem a financiamento de veículos, sobretudo de motocicletas.
A orientação do advogado é que a análise do contrato seja feita por um profissional do direito ou um contador. Mais informações na sede do Procon, ou pelo telefone 37/ 3233 5690.
Foto: Arquivo Jornalismo/Rádio Santa Cruz FM