Embora no Brasil a maioria das lojas realizem promoções de Black Friday ao longo de todo o mês de novembro, 80% dos mineiros vão efetuar suas compras somente amanhã, que é a data exata.
O levantamento foi feito pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais, revelando que essa decisão de concentrar as compras nesta sexta-feira se deve à oportunidade de encontrar maiores descontos.
A praticidade e a possibilidade de comparar preços em poucos cliques são diferenciais que tornam as compras online atrativas. Mas, por outro lado, ainda tem boa parcela de consumidores que não abre mão de ver de perto os produtos e de receber o atendimento físico.
É de olho nessa tendência de comportamento que o comércio lojista de Pará de Minas está se preparando para a Black de amanhã. Sabe-se que os setores que figuram no ranking da preferência dos consumidores são os de eletrônicos e eletrodomésticos, seguidos por vestuário e calçados, supermercado, cosméticos e perfumaria.
Um dado curioso é que o levantamento da Federação dos Dirigentes Lojistas também perguntou aos consumidores se eles pretendem antecipar as compras de Natal nesta Black Friday. A maioria disse que não, pretendendo deixar o Natal pra depois mesmo. Por agora, a pretensão é só aproveitar a promoção.
A pesquisa também indicou que mais de 30% pretende parcelar as compras em até três vezes, enquanto outros 40% vão pagar em até seis vezes. E neste sentido, educadores e analistas financeiros alertam que o consumidor deve fazer isso somente se tiver certeza de que não haverá comprometimento do seu orçamento mensal.
Foto: Ilustrativa Reprodução un-perfekt (pixabay.com)