Foi comemorado ontem, no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), de Pará de Minas, o Dia do Doador de Sangue.
A data oficial era 25 de novembro, mas a Secretaria Municipal de Saúde e o Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição optaram por adiar um pouco a fim de realizar um bonito evento temático.
Na oportunidade foram prestadas homenagens aos doadores mais frequentes no município. E conforme o número de doações, os homenageados receberam certificados Ouro, Prata ou Bronze, além de diversos brindes.
A secretária municipal de saúde, Ana Clara Meytre acompanhou o evento e destacou a importância do Posto de Coleta e da participação constante dos doadores.
Entre os homenageados, um casal, Fábio Rogério da Silva e Lília Silva, que há anos mantém a frequência da doação de sangue. Fábio Rogério recebeu o Certificado Prata. Emocionado, falou sobre o que o motivou a manter a frequência deste ato de solidariedade.
Lília também recebeu o Certificado Prata. E ao falar sobre o assunto, falou do empenho do casal em ir a Divinópolis para fazer a doação e a facilidade agora, já que podem fazer a colega aqui mesmo no PACE de Pará de Minas.
O dia foi de comemoração e homenagens mas também de alerta. Segundo Cleuton Pacheco, que é o coordenador do PACE, o posto tem registrado muitas desistências de última hora, situação que compromete o andamento do trabalho.
Vale lembrar que em pouco mais de dois anos de atividade em Pará de Minas, o Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) ultrapassou a marca de três mil captações.
Para agendar uma doação basta entrarem contato pelo telefone 37/ 3233 5461, pelo 0800 940 94 02 ou ainda pelo aplicativo MG App.
Fotos: Pixabay e Ascom Prefeitura de Pará de Minas