De agora até o início de fevereiro a temporada de chuvas é intensificada. Tradicionalmente este é o período do ano com maior ocorrência das precipitações.
Elas acontecem com maior frequência no final da tarde e também à noite, após tardes ensolaradas e quentes. Nas ruas, algumas pessoas reclamam da chuva que chega de surpresa.
Mas a maioria da população comemora a chegada das águas, momento tão esperado depois da temporada de seca, uma das mais longas da história. O JM conversou com algumas pessoas.
Pessoas
É claro que a chuva traz inúmeros benefícios, tanto para a saúde, bem-estar da população e também para o meio ambiente e a agricultura. O problema é que elas têm caído em forma de tempestades, situação que não deixa e ser preocupante.
O maior problema é quando a chuva intensa provoca alagamentos, desabamentos e deslizamento de terras. Quem vive ou trabalha em áreas consideradas de risco, se mantêm atentos às informações da meteorologia.
O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Dimitri Gonçalves, também mantém sua equipe em alerta, a fim de oferecer todo apoio necessário para o trabalho de manutenção e limpeza de locais afetados pelas chuvas.
Dimitri Gonçalves
Já na zona rural, Dimitri destaca a preocupação com as estradas. Segundo ele todos os trechos são mantidos em monitoramento para que sejam feitas ações de manutenção e desobstrução quando necessário.
Dimitri Gonçalves
Já em relação aos casos de desmoronamento, deslizamentos e outras situações de risco, a responsabilidade fica nas mãos da Defesa Civil que, segundo Dimitri, tem todo o equipamento necessário para assistir a população.
Dimitri Gonçalves
Para acionar a Defesa Civil Municipal, basta entrar em contato pelo telefone 37/ 9 9825 2049.