O fechamento da Escola Estadual Pereira da Costa tem preocupado pais, alunos e professores da instituição. O local ofertará a turma de 5º ano do ensino fundamental I em 2025 e fechará as portas em 2026.
Ontem pela manhã, diversas pessoas estiveram presentes na escola manifestando o apoio à instituição, que há 69 anos atende alunos da região do bairro Nossa Senhora das Graças. O pedido geral era pela continuidade das aulas.
O fechamento tem tirado o sono de pais e mães que veem na escola uma rede de suporte para os filhos. Já que a entidade conta com uma Sala de Apoio Pedagógico para estudantes neurodivergentes, que faz parte de uma elogiada política de inclusão.
Esse é o caso de Débora Marinho dos Santos, mãe de um aluno do quarto ano. Ela falou emocionada sobre o papel importante da escola no desenvolvimento de seu filho.
Débora Marinho
Segundo a professora de História, Ângela Grassi, o processo de fechamento já vem sendo realizado há algum tempo, com a retirada da oferta das séries anteriores. Essa situação foi um dos motivos para a baixa demanda da instituição.
Ângela Grassi
Ex-aluna do colégio, a professora, Ângela Maria Rodrigues Xavier Ribeiro, participou da manifestação em defesa da escola. De acordo com ela, o fechamento da escola representa uma perda muito grande para o município.
Ângela Maria
Proprietário de uma mercearia em frente à escola, Jerry Antonini, também participou da reivindicação e da luta pela manutenção do estabelecimento de ensino. Ele se mostrou preocupado com a educação das crianças da região.
Jerry Antonini
Procurada, a Superintendência Regional de Ensino de Pará de Minas, informou que não pode se pronunciar sobre o caso, já que todos os trâmites são de responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação.
No entanto, comunicou que a situação não é recente, já que a escola está em processo de fechamento progressivo desde 2021, quando as turmas começaram a ser fechadas por falta de demanda.
Ainda não se sabe sobre a destinação do prédio ou se o fechamento será revertido, cenário que será estimado a partir do final do ano letivo de 2025.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM