Realizada na tarde de ontem, a inauguração da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Pará de Minas reuniu diversas autoridades para prestigiar esse marco para a população paraminense.
Com uma roda de conversa que debateu sobre as principais ferramentas utilizadas no município para o combate à violência e discriminação de gênero, o evento marcou a posse da vereadora Irene Melo Franco como procuradora do órgão no âmbito do legislativo.
A reunião teve a participação de representantes de diversas entidades, como a delegada de mulheres da Polícia Civil, Ana Cristina Bicalho, o coordenador do Creas, Marcos Antonio Figueiredo Santos, além de Neide Maria Almeida, representando o Conselho Municipal das Mulheres, o vice-diretor da Fapam, Elias Silva e a coordenadora de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Secretaria Municipal de Saúde, Marina Saraiva.
A deputada federal, Delegada Ione Barbosa, esteve presente no evento. Ela relatou suas experiências como procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados e o bom trabalho realizado em parceria com outros órgãos públicos:
Delegada Ione Barbosa
A delegada da mulher, Ana Cristina Bicalho, falou sobre a importância de se ter uma rede de apoio e um atendimento humanizado às vítimas de violência de gênero:
Ana Cristina Bicalho
Agora como procuradora, Irene ressaltou a importância de mais um canal de atendimento às mulheres, um ganho para o município onde ainda é alto o índice de subnotificação dos casos de violência:
Irene
A rotina de atendimentos e os processos a serem adotados para o funcionamento da Procuradoria serão informados após a implementação. A Procuradoria da Mulher promoverá ações de debate sobre questões de gênero, dando visibilidade às pautas e agendas de proteção e promoção das mulheres. A adoção de medidas educativas sobre esses temas também será abordada pelo projeto.