Com uma forte presença em Pará de Minas, auxiliando na melhora da qualidade de vida da pessoa com deficiência, e oferecendo possibilidades para uma vida diária prática e independente, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) celebra hoje o Dia Nacional das Apaes.
A data, criada em 2001, faz memória à primeira unidade da APAE no país. O movimento teve início em 1954, no Rio de Janeiro, a partir das demandas que as famílias das pessoas com deficiência apresentaram, e se espalhou por todo o Brasil. Ela é entidade forte, considerado o maior movimento social do Brasil.
A APAE busca a defesa do direito da pessoa com deficiência; promoção e prevenção da saúde; apoio à família; atendimento educacional especializado; assistência social e preparação para o mercado de trabalho. Para a coordenadora do Centro Dia, Carla Laurentys, o movimento apaeano é uma marca registrada na cidade e o Dia Nacional das Apaes é uma data de relevância política.
Carla Laurentys
Atualmente, a Apae de Pará de Minas atende por mês 1800 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, auxiliando em suas diversas dificuldades. A instituição atua em três vertentes: educação saúde e assistência social.
No setor educacional, a Escola de Educação Especial Dr. Lage faz parte da rede de municipal e oferece ensino especial para alunos da educação infantil, ensino fundamental I e II e da Educação de Jovens e adultos (EJA) anos finais. Além disso, oferta, no contraturno das aulas, atividades extracurriculares aos estudantes.
Já na área da saúde, os atendidos tem acesso a diversas especialidades, como fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, além de médicos generalistas, psiquiatras, pediatras e neurologistas. Na assistência social, o Centro Dia é uma das principais expressões da atividade da associação, organizado em ambiências e oficinas específicas visando proporcionar aos usuários, vivências sociais, culturais e de lazer.
Além disso, são oferecidos Serviços de Acolhimento Institucional de alta complexidade com a Casa Lar e também Assistência Jurídica para as famílias em suas necessidades. Segundo Carla, as atividades realizadas pela entidade faz muita diferença na vida de todos, sendo uma enorme satisfação ver o reconhecimento dos trabalhos realizados em prol de cada um dos atendidos.
Carla Laurentys
A Apae é uma organização sociedade civil que vive de doações para continuar seus trabalhos. Para contribuir com a Apae, basta ligar no 37/ 3232 1024 e pedir pra falar na central de doações. Outra forma de ajudar a instituição é participando dos eventos que são promovidos durante o ano pra arrecadar fundos e do bazar.