Terminou ontem o prazo para os eleitores justificarem a ausência no segundo turno das eleições municipais de 2024. O Cartório Eleitoral da Comarca de Pará de Minas recebeu muitos retardatários nesses últimos dias.
A maioria deles eram pessoas que preferiram a justificativa e a multa, no valor de R$3,50, a ter que votar no dia das eleições. Muitos, inclusive, regularizaram a situação de outros pleitos, evitando complicações maiores.
É que pela legislação, quem deixa de votar em três eleições consecutivas e não regulariza a situação tem o título cancelado, o que acarreta muitos problemas. No entanto, mesmo com o fim do prazo de justificativas, a movimentação no Cartório Eleitoral deve continuar grande nas próximas semanas.
Nesse período, aproveitando as férias escolares, muitos jovens se apresentam para tirar o primeiro título, segundo informou a técnica judiciária Cláudia Simões, que está ocupando interinamente a chefia do cartório:
Com o fim do recesso da Justiça Eleitoral, o atendimento nos cartórios volta à normalidade. De segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.