O temporal que caiu em Pará de Minas ontem, no final da tarde, surpreendeu até mesmo a Defesa Civil, porque as previsões dos institutos de meteorologia não anunciavam um aguaceiro tão grande como aconteceu. Vários alagamentos foram registrados na cidade, atingindo residências, estabelecimentos comerciais e afetando até mesmo o trânsito.
Áreas tradicionais de enchentes também apresentaram problemas. A situação se complicou também por causa da força do vento. Segundo balanço parcial apresentado quase no início da madrugada, pela Defesa Civil, apesar dos estragos não houve vítimas.
De acordo com o coordenador do órgão, Capitão Edson Cecílio da Silva, um dos problemas mais sérios aconteceu em Aparição, onde houve rompimento de uma barragem:
A rodovia que liga Pará de Minas a Florestal (LMG-818) ficou interditada devido à queda de árvores na pista e a retirada das árvores se deu por uma ação voluntária de fazendeiros em parceria com o Corpo de Bombeiros. Segundo o Capitão Edson, os institutos de meteorologia anunciaram chuva para ontem, mas em quantidade bem menor que o ocorrido:
Ele volta a alertar a população, sobre as medidas de prevenção:
O telefone de emergência da Defesa Civil é 199. O órgão municipal também atende pelo número de plantão 24h, que é o 37/ 99972-7322 pelo qual as pessoas podem encaminhar fotos e vídeos dos locais afetados. O contato rápido permite uma avaliação preventiva eficaz e, em casos de emergência, o rápido deslocamento das equipes.