As chuvas intensas que têm caído em todo o estado de Minas Gerais estão causando impactos significativos na produção de frutas, legumes e hortaliças. E a Ceasa alerta os consumidores que os preços vão aumentar e a qualidade dos produtos deve cair.
Os produtos mais afetados são as verduras de folha, extremamente sensíveis ao excesso de chuva. As chamadas hortaliças-fruto também perderam qualidade, caso da abobrinha, do tomate, pepino e também do quiabo.
Esse cenário deve se estender provavelmente até o mês de abril, podendo chegar a maio em alguns casos. Especialistas recomendam aos consumidores que façam opção pelos produtos em plena safra e realizem pesquisa de preços.
Para este mês, a sugestão é que a preferência recaia sobre o repolho, chuchu, alho-poró, abóbora-moranga, beterraba, mandioca, limão, mamão formosa, manga e melão. Muitas pessoas ainda não perceberam mas, surpreendentemente, o clima tem um impacto mais significativo nos preços do que a alta do dólar para produtos nacionais.
Para as frutas importadas, que representam cerca de 10% do mercado, a cotação do dólar ainda exerce influência nos preços. No entanto, mais de 90% das frutas comercializadas são de origem nacional, sendo menos afetadas pela variação cambial.
Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM