Se as previsões meteorológicas se confirmarem nesse fim de semana, Pará de Minas vai atingir por antecipação a média histórica de chuvas durante o mês de janeiro. A informação vem da Defesa Civil.
De acordo com o órgão, a média das chuvas no município, nesta época do ano, sempre foi de 221 milímetros. Acontece que, do início do mês até agora, o volume de água registrado alcançou 214 milímetros, ou seja, 96% do previsto para todo o período.
Como as perspectivas são de que as chuvas devem continuar, o município mantém o grande potencial de risco em determinadas áreas, motivo pelo qual a Defesa Civil está atenta a todas as movimentações climáticas. O coordenador do órgão, Capitão Edson Silva, avaliou a situação:
Como as áreas próximas aos cursos d’água são as mais perigosas, a Defesa Civil fez um mapeamento detalhado das lagoas existentes no município:
E as chuvas vão continuar na maior parte do estado de Minas Gerais. O Climatempo prevê precipitações moderadas, mas o risco de alerta está mantido para todo o território mineiro por causa do encharcamento da terra.