Depois das fortes chuvas que atingiram Pará de Minas e região nas últimas semanas, a expectativa agora é de uma onda de calor. A previsão é que as temperaturas continuem aumentando pelos próximos dez dias, podendo alcançar máximas de 34ºC até o fim de janeiro.
No final de semana, houve o deslocamento de umidade para os estados do Sul do Brasil, o que reduziu as instabilidades na região Sudeste. Como estamos no início do verão, a redução da quantidade de nuvens favorece a elevação das temperaturas, o que explica o calor observado em Minas, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
E já tem muita gente sofrendo com o calorão, segundo o Jornal da Manhã apurou nas ruas. A reportagem quis saber o que a população está fazendo para amenizar o mormaço e a resposta foi unânime: muita água e protetor solar para aguentar as altas temperaturas.
De acordo com as previsões meteorológicas, a massa de ar quente deve predominar até o dia 28 de janeiro. A tendência é que, com a aproximação de uma frente fria vinda da região Sul, as chuvas retornem, com índices pluviométricos entre 7 e 30mm, e, por consequência, o calor diminua. No entanto, o coordenador da Defesa Civil de Pará de Minas, Edson Cecílio Silva, destacou que o cenário pode mudar rapidamente nessas condições.
Nas condições atuais, é possível que ocorra a chamada chuva convectiva, formada por bolhas de calor em determinadas regiões. São as famosas chuvas de verão, e podem acontecer a qualquer momento. Edson reforça o alerta para que a sociedade fique alerta em casos de mudanças no terreno, mesmo que sem chuvas, já que o solo ainda está propenso a movimentações.
O telefone de emergência da Defesa Civil é 199. O órgão municipal também atende pelo número de plantão 24h, que é o (37) 9 9972-7322 pelo qual as pessoas podem encaminhar fotos e vídeos dos locais afetados. O contato rápido permite uma avaliação preventiva eficaz e, em casos de emergência, o rápido deslocamento das equipes.