O Centro de Atenção à Saúde LGBTI+, fruto do projeto Transformação, pode deixar de atender no 3º andar da UBS Nossa Senhora da Piedade, antiga Policlínica, na Praça Galba Veloso. A pretensão do novo secretário de Saúde de Pará de Minas, Gilberto Denoziro, é fazer com que as UBS’s passem a receber esse público, depois de capacitarem seus profissionais.
O secretário pretende desativar a sede do Transformação para conter despesas, mas também justifica a iniciativa alegando ociosidade do serviço. Na opinião dele, a demanda não é tão grande ao ponto de ocupar espaço na antiga Policlínica e nem de manter profissionais no local à disposição desse público.
A decisão tem repercutido negativamente e já provocou uma reunião no gabinete do prefeito Inácio Franco, com a presença de defensores da manutenção do serviço da forma como foi proposta. O psicólogo Marcelo Bambirra Campos Guaraciaba, idealizador e fundador do projeto, esteve presente, acompanhado da vereadora Irene Melo Franco e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maurício Rodrigues, dentre outros.
Ele apresentou importantes justificativas para a manutenção do Transformação na atual sede, ou então, a qualificação de profissionais em outras unidades:
Marcelo Bambirra Campos Guaraciaba também destacou o reconhecimento regional pela relevância do serviço:
O secretário de Saúde acredita que a capacitação dos profissionais das UBS’s dará continuidade ao projeto Transformação sem prejuízos. A mudança no sistema de atendimentos está planejada para acontecer daqui a 90 dias.