A Câmara Municipal de Pará de Minas reagiu de forma negativa em relação à decisão da Prefeitura de reduzir de nove para seis, o total de parcelas do IPTU deste ano. O decreto que revogou a medida anterior, que mantinha as nove parcelas, surpreendeu os vereadores e o assunto foi um dos destaques da reunião de ontem à tarde, no Legislativo.
Houve muitas críticas à Secretaria de Gestão Fazendária pelo recuo da decisão anterior. Os vereadores alegaram que o IPTU em apenas seis parcelas vai colocar muitos contribuintes em dificuldade financeira, principalmente agora que o custo de vida está subindo muito perante a defasagem salarial.
Na tentativa de entender melhor a situação e, ao mesmo tempo, pressionar a prefeitura pela volta das nove parcelas, uma comissão constituída por quatro vereadores vai procurar hoje o secretário de Fazenda. A comissão é formada pelos vereadores Toninho Gladstone, Niltinho do São Cristovão, Geraldinho Cuíca e Gustavo Duarte, que foi quem abriu as discussões:
O Jornal da Manhã procurou pelo secretário José Maria dos Santos Junior, mas ele não quis gravar entrevista. Informou apenas que a prefeitura divulgaria uma nota de esclarecimento.