As discussões sobre a implantação da emenda impositiva em Pará de Minas têm esquentado a política, desde que o assunto voltou ao cenário. Além da divergência de opiniões entre populares que se manifestam nas redes sociais, o assunto está colocando representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal em lados opostos.
Foi o que aconteceu entre o vice-prefeito Luiz Lima e o vereador Délio Alves, presidente da Câmara. Ao ser entrevistado sobre a emenda, Luiz deixou clara sua discordância, entendendo que o assunto é de competência da prefeitura.
Ele chegou até mesmo a classificar a emenda impositiva como um ‘câncer’ e essa declaração deixou bastante chateado o vereador Délio, que fez um discurso inflamado, dizendo que o vice-prefeito se esqueceu rapidamente do passado em que, na condição de vereador, sempre corria atrás de uma emenda parlamentar.
Luiz Lima, por sua vez, reafirmou a manifestação e revidou as críticas de Délio Alves. O embate entre os dois tem sido um dos temas de maior destaque nas esferas políticas. Acompanhe:
Mas o vereador Délio Alves também chegou a ficar nervoso na tribuna, ao citar que outras pessoas contrárias à emenda impositiva não estão agindo com dignidade. Chamou de demagogos os que ignoram a força de uma emenda no desenvolvimento econômico e social de um município. E em determinado momento, o nervosismo foi tão grande que, mesmo sendo uma pessoa tranquila, ele elevou muito o tom de voz e bateu na mesa várias vezes:
E é na convicção da importância das emendas impositivas, que Délio Alves pretende levar adiante as discussões. Ele já marcou, inclusive, a data da audiência pública uma abordagem mais ampla do assunto – será em 20 de março.
Délio pretende reunir vasto material para ser apresentado na audiência, mostrando a importância das emendas que chegaram a Pará de Minas, ao longo dos anos. Também já assegurou que o espaço estará aberto para as manifestações contrárias, desde que sejam respeitosas.
Depois da audiência pública, o vereador vai propor à Câmara a análise do projeto de lei que a mesa diretora pretende apresentar. Para quem não sabe, a emenda impositiva dá ao deputado ou ao vereador o direito de indicar recursos para a realização de obras, projetos e serviços públicos de saúde.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e reprodução Youtube Câmara Municipal de Pará de Minas