O mercado de roupas para eventos sociais, como casamentos, formaturas e festas em geral tem passado por grandes transformações nos últimos anos. Antes as peças eram compradas, depois passaram a ser alugadas e agora a concorrência aumentou, com o crescimento das vendas on-line.
As mulheres são as que mais fazem compras na internet, inclusive, importando vestidos de outros países. E com isso, tornam mais acirrada a disputa entre o comércio físico e as lojas virtuais. A novidade é que os homens, de forma geral, passaram a sustentar o segmento de peças para eventos sociais.
Eles se tornaram o principal público alvo das lojas físicas especializadas no ramo. Segundo Devani Pena Silva, que trabalha no setor há vários anos, o público masculino, inclusive, está mais exigente na escolha dos ternos, porque nem sempre o clássico convence.
Cada vez mais vaidosos e antenados, noivos e padrinhos buscam por cortes mais ajustados, tecidos diferenciados e cores que saem do convencional. De olho nisso, as lojas têm montado combos e garantido melhores formas de pagamento.
Em relação à compra de roupas de festa pela internet, a orientação dos especialistas é que se busque por sites seguros e lojas conhecidas, que oferecem suporte, caso seja necessário algum tipo de ajuste ou troca.
A dificuldade para se conseguir este tipo de ajuste com fornecedores on-line é, inclusive, um dos fatores que ainda mantém vivo o mercado presencial do segmento, além de fomentar o trabalho das costureiras e alfaiates da cidade.
Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e ilustrativa reprodução matham315 (pixabay.com)