A redução do número de professores apoio na rede municipal de ensino de Pará de Minas tem dividido opiniões. Houve uma queda de mais de 80 profissionais. No ano passado, o total das contratações chegou a 207 e agora caiu para 124.
Mesmo assim, esse número respeita a legislação, que permite três alunos para cada professor apoio, e a decisão foi tomada pela Secretaria de Educação a fim de reduzir custos na folha de pagamento, que consumiu 93% dos recursos do Fundeb no ano passado.
Os cortes promovidos pelo secretário Marcos Aurélio dos Santos foram contestados na Câmara Municipal por vários vereadores, principalmente Léo Xavier, Geraldinho Cuíca, Toninho Gladstone, Irene Melo Franco e Camila Mão Amiga.
Todos eles ressaltaram a dificuldade de manter um atendimento de qualidade aos alunos com a redução de tantos profissionais:
Em resposta aos questionamentos, o secretário de Educação, Marcos Aurélio dos Santos, declarou que a redução do número de professores deve ser vista como um bom gerenciamento dos recursos da pasta:
O secretário ainda explicou que a análise da redução do quadro de professores apoio foi criteriosa. E admitiu que caso seja observada alguma dificuldade, a situação poderá ser revista:
A rede municipal fechou 2024 com aproximadamente 8.500 alunos nas 34 unidades de ensino. O atendimento desse público é feito por 2.040 profissionais, só na educação. Eles também atuam nas instituições conveniadas com a prefeitura, caso da Apae, do Patronato, do Instituto Padre Libério e outros.