A Secretaria de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente tem realizado um trabalho pioneiro voltado para o desenvolvimento da produção agropecuária em Pará de Minas. Estamos falando da distribuição de bioinsumos para os agricultores do município.
Os bioinsumos são produtos naturais à base de bactérias, fungos ou vírus, utilizados para estimular o crescimento das plantas, combater pragas e doenças e também fortalecer o solo. Os custos de produção podem cair de 15 a 20%, na comparação com os agroquímicos.
A pasta possui uma estrutura completa para o processo de multiplicação de microorganismos eficientes na agricultura, com laboratório e indústria, além de oferecer orientação para os produtores. O projeto também conta com uma parceria da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal, no suporte acadêmico para o desenvolvimento dessa tecnologia.
O secretário Kenede Reis destacou a importância do projeto no desenvolvimento do produtor rural de Pará de Minas.
O coordenador estadual da Emater, Fernando Tinoco França, ressaltou que o trabalho é pioneiro no país:
O aluno do curso Agronomia da UFV e colaborador do setor, Rodrigo Lana Pacheco, explicou ao JM a importância da produção dos microorganismos e os benefícios para a produção agrícola.
Atendido com os insumos naturais, o produtor rural José Vanderlei Gonzaga relatou como os produtos têm auxiliado na sua lavoura.
Para receber os bioinsumos, o produtor deve procurar a Secretaria de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e fazer seu cadastro. A propriedade será avaliada por um técnico que indicará o melhor produto para cada situação.