As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti continuam em Pará de Minas. O esforço do poder público é bem visto neste momento, para que a cidade não enfrente uma epidemia de dengue ou de outras doenças transmitidas pelo vetor.
A melhor forma de se combater a dengue ainda é a eliminação dos criadouros do mosquito, que são formados em recipientes que acumulam água. Há, ainda, a possibilidade do uso de repelente, para os casos em que os mosquitos já estejam circulando em determinados ambientes.
No entanto, a grande expectativa da população é sobre a proteção através da vacina. Acontece que as doses disponibilizadas na rede pública, desde o ano passado, são restritas a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que enfrenta maior risco.
Elas continuam disponíveis nas unidades de saúde apenas para esse público, ocorre que as famílias têm levado os filhos em número bem menor que o esperado, segundo informou a responsável pelo Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Juliana Viana. Ela, inclusive, aproveita este momento para reforçar o apelo às famílias:
A vacina contra a dengue pode ser encontrada em todas as 25 salas de vacinação de Pará de Minas. Os pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes, que tiverem alguma dúvida, podem procurar os agentes de saúde nas UBS para receber as devidas orientações.