Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Tuberculose mata jovem de 24 anos em Pará de Minas

17/02/2025

Um jovem, de 24 anos, morreu vítima de tuberculose em Pará de Minas. O óbito foi em 22 de janeiro, mas a informação se tornou pública somente agora e foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde. O paciente morava na zona urbana, e estava sendo acompanhado pela equipe de saúde, inclusive, recebia visitas regulares de agentes comunitários de saúde. 

Ele chegou a ser atendido e a fazer exames na Unidade Básica de Saúde onde era referenciado, mas não há registro de que estivesse com a vacinação completa. A morte dele serve de alerta, principalmente porque em 2024 foram registrados em Pará de Minas 10 novos casos da doença. Sete ainda estão em tratamento e dois mudaram de cidade, não sendo possível informar suas situações clínicas atuais. Não houve óbito pela doença no ano passado. 

A enfermeira Karina Merlin, que atua na Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, falou ao Jornal da Manhã, destacando que a tuberculose pode ser prevenida pela vacina BCG, aplicada ainda na infância. 

A prevenção 

Esse imunobiológico não impede totalmente a doença, mas protege contra as suas formas mais graves, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar. Por isso, é essencial que as pessoas procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa, com o cartão de vacinação para conferir se suas vacinas estão em dia.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada por uma bactéria. Ela se espalha pelo ar, quando uma pessoa contaminada fala, espirra ou tosse. O diagnóstico é simples, está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde  de Pará de Minas. A tuberculose pode atingir vários órgãos do corpo, mas a forma pulmonar ou laríngea é a mais comum e também a que pode ser transmitida para outras pessoas.

O tratamento é totalmente gratuito e consiste no uso de medicamentos específicos por, pelo menos, seis meses. Se for seguido corretamente, após 30 dias de uso da medicação, o paciente já não transmite mais a doença. Mas ele precisa comparecer uma vez por mês à consulta médica agendada e a qualquer tempo, se sentir alguma mudança nos sintomas ou tiver dúvidas, deve procurar atendimento.

O mais importante é que o tratamento seja seguido até o final, para garantir a cura completa e evitar a transmissão para outras pessoas. 
Os principais sinais de alerta da tuberculose são tosse persistente por duas semanas ou mais, perda de peso sem motivo aparente, falta de apetite, fraqueza, cansaço, febre no final da tarde e suor noturno excessivo.

Se alguém apresentar tosse por mais de duas semanas, é fundamental procurar uma Unidade Básica de Saúde para fazer os exames necessários. 
Karina chama atenção para o fato de a tuberculose ter cura, mas o diagnóstico e o tratamento precoce fazem toda a diferença. 

Foto ilustrativa: Reprodução shameersrk (pixabay.com)



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis