Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Secretaria Estadual de Educação reage diante da nova onda de calor

20/02/2025

O calor intenso tem preocupado autoridades de saúde. Pará de Minas tem vivido uma semana quente, com temperaturas que já se aproximaram dos 34 graus. A preocupação maior é com aqueles que precisam permanecer em locais fechados por muito tempo, como no caso das escolas. Diante disso, a Secretaria de Estado de Educação vem reforçando as recomendações para dias de alta temperatura e de baixa umidade do ar.

De olho no bem-estar dos estudantes e servidores das escolas da rede estadual de ensino, foram encaminhadas às Superintendências Regionais de Ensino, as diretrizes com orientações e dicas para este período. As recomendações têm foco na prevenção, visando garantir um ambiente adequado para estudantes e servidores. Entre as orientações aparecem a hidratação adequada, incentivando o consumo de 2 a 3 litros de água por dia.

Também sugere que sejam evitadas bebidas desidratantes como o café e refrigerantes nos dias de calor intenso. 
Quanto à alimentação escolar, o documento recomenda o consumo de alimentos leves e ricos em água, como frutas e vegetais, evitando comidas pesadas e muito quentes. 

Sobre o ambiente escolar, é esperado que as salas de aula estejam bem ventiladas, com janelas e portas abertas, sempre que possível, e a utilização de ventiladores ou ar-condicionado caso estejam disponíveis. A orientação também aborda a realização das atividades físicas intensas, que devem ser evitadas entre 10h e 16h, quando o calor é mais intenso.

Os exercícios ao ar livre devem ser programados para a parte da manhã ou ao final da tarde, sempre em locais sombreados e ventilados. 
O documento também orienta sobre vestimentas mais adequadas para os dias quentes, uso de bonés e chapéus e manutenção de equipamentos como bebedouros e ventiladores.

Os profissionais também são dirigidos a observarem se os estudantes apresentam sinais de desidratação, como boca seca, sede intensa, urina escura, fadiga e mal-estar. E nos casos graves, a orientação é que a emergência médica seja acionada.

Foto ilustrativa: reprodução geralt (pixabay.com)



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis