Conforme foi antecipado pelo Jornal da Manhã, a Prefeitura de Pará de Minas lançou ontem a campanha Dengue Mata. O evento, realizado no Teatro Municipal, também marcou a apresentação da situação atual das arboviroses, que é preocupante diante do alto índice de infestação – 7,5%.
Diversas secretarias estão envolvidas na campanha, com destaque para a pasta da Educação que está apostando no poder da conscientização, através de seus 8.500 alunos e dois mil professores.
A força-tarefa que vem sendo realizada desde o início do mês, já retirou mais de 110 caminhões de entulhos nos bairros, mas a cidade continua suja porque uma parte da população ainda não se conscientizou da necessidade de agir preventivamente.
O secretário de Saúde, Gilberto Denoziro, reforça o alerta de que estamos vivendo um período muito crítico. Sem o esforço de todos, a situação pode avançar para uma nova epidemia. A pasta conta com uma equipe boa e disposta a trabalhar, mas é preciso contar com a população também:
E a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou a quinta morte por dengue neste ano. A vítima é um idoso que morava em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O homem tinha entre 70 e 79 anos e apresentava comorbidades.
Todas as mortes até agora ocorreram no Triângulo Mineiro e a região é a que apresenta maior incidência para a doença. Segundo dados atualizados, o território mineiro ainda tem 20 óbitos em investigação para arbovirose.
Já os casos prováveis, já são quase 37 mil, sendo 452 em estado grave ou com sinais de alarme. Sobre a chikungunya, Minas continua com uma morte confirmada e outra em investigação. São mais de 3 mil casos prováveis. A secretaria também confirmou dois casos de zika.