A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos de Pará de Minas manifestou insatisfação diante do projeto de lei que a Prefeitura protocolou na Câmara Municipal, propondo a revisão salarial da categoria.
O texto define o índice em 4,83%, que equivale à inflação acumulada de 2024, medida pelo IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. A prefeitura justifica os 4,83% como sendo um percentual viável, diante da situação de endividamento do município.
A presidente do Sindicato dos Servidores, Tânia Valeriano Leite, disse que a proposta foi uma ducha de água fria para a entidade e os próprios servidores. A expectativa era maior devido a uma manifestação recente do prefeito Inácio Franco:
Tânia Leite lamenta principalmente o fato do projeto de lei tratar apenas da recomposição inflacionária, que é resguardada pela lei. O texto não propõe qualquer valorização:
Além da frustração pelo baixo índice, que nem de longe ameniza as perdas salariais do funcionalismo municipal, Tânia Leite informou que o projeto protocolado na Câmara precisa de ajustes:
O projeto também propõe o reajuste de salários no magistério, contemplando professores e especialistas na área. O texto trata do cumprimento da lei que define o piso salarial da categoria em nível nacional.