Prática muito comum no comércio varejista, a venda de produtos de mostruário pode gerar diversas dúvidas entre os consumidores a respeito de ser ou não uma boa opção na hora das compras.
Geralmente, as lojas oferecem esses produtos que ficam expostos em saldões ou durante a época de liquidação, com descontos até maiores. Com isso, os lojistas renovam os estoques e melhoram as vendas, enquanto os consumidores conseguem comprar diversos produtos a preços atrativos.
Mas é preciso ficar atento na hora de comprar algum produto nessas condições. Independente de ser ou não do mostruário, a transação não exime o vendedor das responsabilidades, como em qualquer outra venda.
O coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, chama atenção dos consumidores para o fato de que produtos de mostruário têm a mesma garantia de um novo.
O comerciante também deve informar sobre possíveis vícios ou defeitos nos produtos de mostruário:
GRAVAÇÃO: ( 00267 )
O consumidor também deve ligar o alerta em relação aos preços muito baixos. As lojas, no intuito de limpar o estoque, tendem a lançar campanhas publicitárias indicando as liquidações.
Muitas vezes os descontos anunciados chegam a 80%, mas são ilusórios. É aí que acontece o superfaturamento do preço anterior, aquilo que a gente chama de “metade do dobro”.
Foto Ilustrativa: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM