Muita gente já planejou descansar e curtir a folga no carnaval, seja na folia ou em casa. Mas na hora da tão esperada folga, algumas pessoas ficam tão mal que nem conseguem aproveitar direito e esse pode ser um sintoma da síndrome do lazer.
É um termo utilizado para descrever a tendência de adoecer justamente ao sair de uma rotina estressante, especialmente de trabalho. E essa síndrome costuma ocorrer justamente nas férias ou em folgas, como o carnaval e outras datas comemorativas.
A síndrome se manifesta da seguinte maneira: em momentos de trabalho intenso, o corpo produz altos níveis de hormônios, como cortisol e adrenalina, que ajudam com a produtividade e com o estresse.
Mas durante o descanso, esses hormônios diminuem rapidamente, deixando o sistema imunológico mais vulnerável, o que pode resultar em resfriados, enxaquecas e até quadros de exaustão.
A psicóloga Jaqueline Sampai falou ao Jornal da Manhã, explicando que isso ocorre porque o corpo não consegue relaxar.
Entre as dicas para evitar o problema está a desconexão gradual da situação que causa o estresse, em vez de entrar de forma abrupta no período de descanso. Cuidar do sono, praticar exercício, para que o corpo tenha uma rotina não só de estresse, mas também uma rotina de desintoxicação, também é importante. O planejamento adequado do período de folga, equilibrando o lazer e momentos de descanso, também é importante ferramenta.